top of page

Como tudo começou

Com metodologia própria, o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná oferta aulas de dança gratuitas para estudantes do CEP e comunidade. Para produção de suas obras coreográficas, os alunos e alunas são envolvidos em todo o processo de criação, produção e apresentação, fazendo com que sejam responsáveis ​​pela criação e confecção de seus figurinos, pesquisa e criação sonora, produção visual, produção e agendamento dos espetáculos, para que além da dança, se apropriem, pedagogicamente, dos conhecimentos que envolvem a arte do movimento.

Dancep_Sobre_Img2.jpg

Em suas apresentações, arrebata aplausos e admiração de todos os públicos onde quer que levem o espetáculo. A sua bela e rica trajetória tem seu impulso em 2011 quando o Professor Fernando Nascimento, seu idealizador e diretor e coordenador, e que atualmente, agrega também funções de professor e coreógrafo, inicia aulas de dança nos corredores do Colégio. A Equipe DANCEP, que por sua vez se divide entre as funções de administração das ações propostas e orientação das aulas e processos criativos do grupo, é composta pelas professoras Anny Lindsay, Carolline Ribas, Laysa Cardoso, Juliana Alves e Isys Caldas. O DANCEP conta com o apoio cultural do Teatro Guaíra, em parceria com os Núcleos Regionais de Educação, o Setor de Relações Internacionais da UNESPAR - Campus Curitiba II e a Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento da Fundação Cultural de Curitiba.

O DANCEP surgiu, do ímpeto de se dançar na escola!

Em 2011, o Professor Fernando Nascimento, professor regular de Artes, notório artista da dança em Curitiba, Bacharel e Licenciado em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (hoje UNESPAR), percebeu que o desejo por dançar era algo presente entre estudantes na escola. As aulas de dança, em espaços de qualidade, possuem preços impeditivos para alunas e alunos de escola pública, além de pouco valorizar a diversidade de corpos, o que, por vezes, é geradora de angústias em escolas de pensamento bastante tradicional. A estrutura necessária à manutenção de aulas de dança, não era algo que a maioria das escolas públicas dispunha, mas a vontade de dançar era maior que os impedimentos. Assim, movido por tantas influências teóricas e artísticas que compunham sua formação (Jair Moraes, Rafael Pacheco, Cristiane Wosniak, Isabel Marques, Ana Botafogo, dentre tantos e tantos outros mestres), o Professor Fernando começou a promover aulas de dança, dando oportunidade e atenção ao sonhos de jovens que por ali passavam. No mesmo ano de sua criação, inspirado pelos poemas dos próprios alunos e alunas, fruto do projeto Sedução Poética, promovido pela Coordenação de Língua Portuguesa do CEP, criou o primeiro espetáculo do DANCEP: “Verbo” (2011).

Dancep_Sobre_Img3.jpg

Em 2012, por efeito das primeiras apresentações, o aumento da demanda de estudantes impôs a necessidade de dar seguimento ao trabalho, que já começou a receber o reconhecimento do público. Começam a trabalhar num espetáculo de mais profundidade. Envolvendo estudantes e comunidade, num processo de pesquisa que buscava explorar os meandros da vida e obra da poeta paranaense Helena Kolody, assim foi surgindo “Helena”. A qualidade das produções demandava cada vez mais envolvimento, e a produção, mais do que coreográfica era também exigida na pesquisa e produção. Dos figurinos, à trilha sonora, da iluminação ao cenário, o envolvimento das alunas e alunos se mostrava cada vez mais importante para a criação artística de qualidade que tanto se almejava, e o que era mais importante, com as características únicas adquiridas ali, no Colégio Estadual do Paraná. Muitos talentos foram descobertos nesse processo de criação coletiva e o espírito do projeto começou a se delinear.  

Em 2013, um convite da SEED - Secretaria de Estado da Educação, o DANCEP participou da Caravana da Poesia, com apresentações do novo espetáculo “Gente que ama, trabalha e sonha” – inspirado no poeta Vinícius de Moraes, homenageado na Caravana – e desenvolvendo oficinas de formação de grupos de dança, em várias cidades do interior do Paraná. Participou também de apresentações em Campinas, a convite da UNICAMP. 

Em 2013, o DANCEP entra pela primeira vez no Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes eventos mundiais de dança. Participa com cinco coreografias inscritas e selecionadas Já no ano de 2014, o grupo resolve alçar voos mais longos e participar do 16 ° Norte Festival de Dança de Viana do Castelo, em Portugal, com três coreografias selecionadas: um duo, um pequeno grupo e um grande grupo. Esta teve participação o incentivo da Direção do Colégio Estadual do Paraná e a articulação cultural do Professor Flávio Arns, junto com a equipe da Vice Governadoria do estado do Paraná que buscaram parceria de colaboradores externos: Sistema FIEP/SESI, SINDILOJAS, FECOMÉRCIO, OCEPAR, CORES/SIRECOM, VOLVO e HOTEL BOURBON. Com tais apoios, o DANCEP, única escola pública participante, cruza o Atlântico pela primeira vez, em abril de 2014 rumo a Portugal. 

Dancep_Sobre_Img4.jpg

O DANCEP participou de oficinas com profissionais renomados internacionalmente, o que elevou o seu nível técnico e artístico, no 16 ° Festival de Dança de Viana NORTE, o mais antigo e tradicional do país. Neste Festival se destacou com a classificação do duo e do grupo grande, ambos indicados para a final. Com resultados em 3 ° lugar nível avançado para o duo e o 2 ° lugar nível avançado para o grupo grande. No mesmo evento recebe convites de associações e Companhias de Dança da Espanha e de Portugal para intercâmbio cultural e participação em outros festivais.
Em 2015, já com um novo e grande projeto em processo, sobre a vida e obra de Paulo Leminski, o espetáculo “Leminski - entre o Azul e o Amarelo”, leva o grupo a participar de eventos na Europa (festival, oficinas e outras atividades), na Espanha e em Portugal, com isso, conquistando prêmios no Festival Internacional de Dança da Galícia - promovido pela Associação de Dança Contemporânea Ibero-Atlântico (Adeixa). No mesmo festival, em terras espanholas, o DANCEP levou o primeiro e o segundo lugares na categoria “Grupo Contemporâneo Major” e terceiro lugar na categoria “Duos e Trios”. Recebeu também, o prêmio de “Melhor Coreógrafo” e “Melhor Escola”, cujo prêmio foi uma bolsa de estudos em Roma.
Em 2016, comemorando seus primeiros 5 anos de atividade ininterrupta, o DANCEP realiza um espetáculo comemorativo de sua breve história, “Dos corredores aos palcos”, rememorando os melhores momentos do jovem grupo e iniciando novas modalidades de atuação, como a produção de Videodanças e dando continuidade às turnês pelo interior do Paraná.

Dancep_Sobre_Img5.jpg

De março a dezembro de 2017 o DANCEP foi coordenado pela Professora Daniela Néry com o desenvolvimento do processo artístico Corpografias.
Em 2018, retomando a coordenação do Professor Fernando Nascimento e com a ampliação da equipe pedagógica, o DANCEP parte para a América Latina. Entre 18 e 26 de novembro de 2018, ampliando o processo de parceria com o setor de Relações Internacionais da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II, através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), reforçando a importância que confere ao intercâmbio-artístico-cultural-educacional com a comunidade interna e externa, o grupo realiza nova Turnê Internacional. Desta vez levando o espetáculo “Guido - entre flores e cores”, sobre a produção artística do pintor Guido Viaro. Passando pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Curso de Dança) no Rio Grande do Sul, o DANCEP chega à Buenos Aires com apresentações na Casa do Brasil, Universidad Nacional de las Artes e na Universidad Arturo Jarrett, na cidade de Florencio Varela. 
Em 2019, um novo grande projeto se delineia, agora sob a inspiração do texto de Marina Colasanti de 1972, “Eu sei, mas não devia”, surge a obra “A gente se acostuma”. Trabalho que conta com a pesquisa e participação de toda a Equipe DANCEP, disposta a pôr em movimento as insatisfações e dar vida aos desejos que movem e comovem um corpo dançante.

 

Já 2020 foi marcado, entre outras coisas, pela inesperada pandemia causada pela COVID19, o que fez com que uma Equipe DANCEP, juntamente com a Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná, reestruturar o formato de oferta das aulas, estas passaram a ser disponibilizadas de modo remoto, e todas as informações divulgadas no site oficial do DANCEP e site do Colégio, bem como, nas redes sociais do DANCEP. Além das aulas, em 2020 foi realizado o III Seminário e Mostra de Dança - Interfaces Poéticas do Presente: Cultura, Educação, Dança e Tecnologia, o qual envolveu artistas da dança, da performance, teatro, artes híbridas, profissionais da gestão e produção cultural, como também, profissional da esfera de gestão pública estadual. No ano de 2021, ainda por conta das questões sanitárias, as aulas e eventos continuam sendo ofertados de maneira remota, destacando o IV Seminário e Mostra de Dança - Como posso dançar nos próximos 10 anos para mover o mundo?

mostra_de_processos_dancep_i.jpg

No ano de 2022, com a volta gradual das aulas de modo presencial, o DANCEP retomou suas atividades nesta modalidade com limite de estudantes por turma. Tendo como um dos principais projetos a remontagem do espetáculo “A Gente se Acostuma”, o Grupo teve sua reestreia em uma temporada no Teatro Guairinha no final de Outubro. 

O ano de 2023 foi marcado pela volta do DANCEP ao cenário internacional, Em parceria o setor de Relações Internacionais da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II, o Grupo voltou a cruzar o Atlântico rumo a Paris, França. Contando com apresentações na cidade de Drancy, em parceria com o Lycée Eugène Delacroix, e na própria Paris, em parceria com a Casa do Brasil, a Universidade de Paris e a Sorbonne Université. Para além disso, o DANCEP teve coreografias selecionadas para o Festival de Dança de Joinville, e dentro da competição da Feira da Sapatilha levou o prêmio de 2º lugar em Dança Contemporânea. 

Em parceria com a Associação Artística Cultural do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (ADA), ainda no ano de 2023, promoveu o V Seminário e Mostra de Dança - DANCEP – Vozes de mulheres na e da arte –, levando artistas e profissionais renomados para dentro do Colégio e em contato direto com os alunos e alunas do projeto.  

Espetáculos

- O verbo: e do verbo se fez carne e da carne se fez DANÇA - 2011;

- Helena - 2012;

- Gente que ama, trabalha e sonha - 2013;

- O Destino que se Cumpriu ... - 2014;

- Leminski: Entre o azul e o amarelo - 2015/2016;

- DANCEP 5 Anos - 2016

- Guido Viaro - Entre Flores e Cores - 2017/2019

- A Gente se acostuma - 2019/2024

Apresentações em eventos

- Apresentação no Colégio Xavier da Silva - 2011;

- Temporada CEP - Verbo - Curitiba / PR - 2011;

- Abertura dos Jogos Escolares do Paraná - Curitiba / PR - 2012;

- Abertura do DEB - 2012;

- Hotel Bourbon - Encontro Nacional dos Secretários de Educação - 2012;

- Temporada CEP - Helena - 2012;

- Temporada Teatro Guaíra - Helena - 2013;

- Abertura da OBMEP - 2013;

- 31º Festival de Dança de Joinville / SC - 2013;

- II Encontro PIBID - UNESPAR - 2013;

- Instituto Federal de Santa Catarina - Joinville / SC - 2013;

- UNICAMP - Campinas / SP - 2013;

- Caravana da Poesia - Cidades: Guarapuava, Maringá, Londrina, União da Vitória, Apucarana e Curitiba / PR - 2013;

- 32º Festival de Dança de Joinville / SC - 2013;

- 16º Norte Festival de Dança Viana - 2014;

- Temporada Teatro Guaíra - O Destino que se Cumpriu ... - 2014;

- Temporada CEP para os alunos dos colégios SESC - Curitiba / PR - 2014;

- Feira de Ciências - SESC CIC - Curitiba / PR - 2014;

- II Congresso Internacional de Arte-Educação e XXIV Encontro de Arte Educadores do Brasil - CONFAEB - Ponta Grossa / PR - 2014;

- Biblioteca Pública do Paraná - Curitiba / PR - 2014;

- Campina Grande do Sul / PR - 2014;

- Vivência Autoral - SESC - Caiobá / PR - 2014;

- Temporada de pré-estreia CEP - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- Festival Internacional de Dança Estrelas Dance Galícia - Espanha - 2015;

- Apresentação em Portugal - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- Casa do Brasil - Madrid - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- 41º Jogos Internos da Copel - Entre o azul e o amarelo - Faxinal do Céu / PR - 2015;

- Semana Cultural Literária de Curitiba - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- I Temporada no Teatro Guaíra - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- 11ª Conferência Estadual de Saúde do Conselho Estadual de Saúde do PR - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- II Temporada no Teatro Guaíra - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- 21º Festival Jaraguá do Sul em Dança (convidado especial) - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- Evento da Copel no MON - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- Bienal de Curitiba - Exposição Interativa “Se fosse você” - CEP - 2015;

- Ciclo de Palestras da SEED / PR - Faxinal do Céu / PR - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- IV Mostra de Dança do Museu Guido Viaro - Curitiba / PR - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- Seminário de Encerramento PDE da SEED / PR - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- Evento da Compagás no Taboo Eventos - Entre o azul e o amarelo - 2015;

- I Mostra de Dança do DANCEP - CEP - 2015.

- 35º Festival de Dança de Joinville / SC - 2016;

– DANCEP no Mutirão da Cidadania – Regional Boa Vista - 2018

- I Seminário de Dança e Mostra de Dança do CEP - DANCEP - 2018

– 37º Festival de Dança de Joinville/SC - 2018

– Temporada do espetáculo Guido Viaro - Entre flores e cores no Teatro Guaíra - 2018

– Parceria do DANCEP com o Coreógrafo brasileiro Vinícius radicado na Alemanha no projeto Fragilidade Humana - 2018 

– CONAE - Conferência Nacional de Educação - 2018

– DANCEP no Interarte III – Museu Oscar Niemeyer - 2018

– DANCEP em Movimento – Brasil - Argentina - 2018 

– Apresentação do espetáculo Guido Viaro - entre flores e cores em Faxinal do Céu - 2019

– Apresentação do DANCEP na Casa Cívil do Paraná - 2019 

– II SEMINÁRIO DE DANÇA e II MOSTRA DE DANÇA DO DANCEP – 2019

– TEMPORADA DANCEP – INTERIOR DO PARANÁ. - 2019 

– Estreia nacional do espetáculo de dança, A gente se acostuma no Teatro Guaíra - 2019 

– II Mostra de Processos de Aulas – DANCEP - 2019.

– III SEMINÁRIO E MOSTRA DE DANÇA DANCEP -  Interfaces Poéticas do Presente: Cultura, Educação, Dança e Tecnologia - 2020 

– III Mostra de Processos de Aulas - DANCEP - 2020 

– IV Seminário e Mostra de Dança DANCEP - Como posso dançar nos próximos 10 anos para mover o mundo? - 2021

– IV Mostra de Processos de Aulas - DANCEP - 2021 

– Semana Literária do SESC - 2022 

– Temporada do espetáculo “A gente se acostuma” no Teatro Guaíra - 2022

– V Mostra de Processos de Aula DANCEP - 2022 

– PROJETO DANCEP CONVERSA - MENINO PODE DANÇAR? - 2023

– V Seminário e Mostra de Dança DANCEP - Vozes das mulheres na e da arte - 2023 

– 40º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE / SC - 2023

– DANCEP Interações e Movimento - 2023 

– DANCEP em Movimento - Brasil - França - 2023 

– Temporada do espetáculo “A Gente se Acostuma” no Teatro Guaíra - 2023 

– VI MOSTRA DE DANÇA - DANCEP - 2023

Prêmios e aprovações

- Aprovação e participação no 32º Festival de Dança de Joinville / SC - 2013;

- 2º Lugar - Conjunto Contemporâneo Avançado - 16º Norte Festival de Dança Viana - Portugal - 2014;

- 3º Lugar - Dueto Avançado - 16º Norte Festival de Dança Viana - Portugal - 2014;

- Aprovação e participação no 32º Festival de Dança de Joinville / SC - 2014;

- Menção Honrosa - 16º Festival de Dança do Colégio Estadual Gisele - Toledo / PR - 2014;

- 1º e 2º lugares na categoria Conjunto Major - Dança Contemporânea - Festival Internacional de Dança Stars Dance Galícia - 2015;

- 3º lugar Duos / Trios Major - Dança Contemporânea - Festival Internacional de Dança Estrelas Dance Galícia - 2015;

- Prêmio de Melhor Escola de Dança - Festival Internacional de Dança Estrelas Dance Galícia - 2015;

- Prêmio de Melhor Coreógrafo - Festival Internacional de Dança Estrelas de Dança Galícia - 2015;

- Menção Honrosa - 21º Festival Jaraguá do Sul em Dança - 2015;

- Prêmio Bom Exemplo da RPC - Categoria Educação;

- Premiação Feira da Sapatilha - 40º Festival de Dança de Joinville - 2023

bottom of page