
Intercâmbio Cultural Internacional –DANCEP na Itália

.jpg)

Em 2019, o bailarino Matheus Alves, ex-aluno do DANCEP, foi contemplado com uma vaga na Cia Opus Ballet, em Florença, Itália, e desde então se consolidou na companhia. Sua trajetória inspirou um novo intercâmbio cultural do grupo, que aconteceu em 2025.
Preparação e Apoio
-
A viagem foi viabilizada com recursos do Colégio Estadual do Paraná / Secretaria de Educação do Paraná e da Associação DANCEP, responsável por apoiar financeiramente as ações do grupo.
-
Com o engajamento dos estudantes e apoio da comunidade, foram arrecadados fundos suficientes para levar 16 estudantes e 2 professores à Itália.
Experiências na Itália
-
Roma: Participação em ensaio aberto do Balletto di Roma, companhia reconhecida internacionalmente e fundada em 1960.
-
Firenze: Competição Concurso Danzafirenze, uma das principais referências para escolas, artistas e coreógrafos. O DANCEP apresentou duas obras:
-
“A gente se acostuma” – premiada no Festival de Dança de Joinville 2023.
-
Trio masculino – reflexões sobre tempo, memória e transformação do corpo.
-
.jpg)

“Não importava se o troféu vinha ou não, porque a vitória já estava na gente, no Dancep, em levar nossa arte para o mundo.” – Jean Carlo, estudante intercambista.
Visitas e Encontros Culturais

Durante o intercâmbio, o DANCEP participou de experiências culturais marcantes. No Vaticano, em 1º de julho, o grupo foi recebido pelo Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, participando de um diálogo sobre diplomacia e apresentando um trecho da obra Po(r)ty. Além disso, os estudantes visitaram a Scholas Occurrentes, onde realizaram uma apresentação artística e trocaram experiências sobre educação, arte e transformação social. No dia 2 de julho, tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Vaticano e a Capela Sistina, incluindo uma visita à Basílica de São Pedro, vivenciando de perto a grandiosidade da história e da arte do país.


Apresentações
-
Monsummano Terme (4 de julho): Estreia do espetáculo completo Po(r)ty no Teatro Yves Montand (1892), com apoio técnico e logístico da Opus Ballet e da Accademia Della Arti Sceniche – ASD.
-
Montecatini Terme e Teatro della Limonaia (6 de julho): Nova apresentação de Po(r)ty no evento In.con.tra Danza 2025, seguida de diálogo com os diretores da Opus Ballet sobre performance e universo da dança.
.png)
“Foi uma experiência inexplicável, cada detalhe daquele teatro fazia eu me sentir dentro de um livro de história antiga, foi uma realização e tanto. Dançar ali, levando a história de Poty, levando a nossa história sobre a dança feita em escola pública foi um sonho, uma emoção indescritível.” - Valentine Santana, estudante Intercambista