top of page
20240423_142218.jpg

O Dancep Conversa é uma ação do Dancep que aproxima pessoas para produzir conhecimento sobre diferentes temas relacionados à dança e educação.

Instagram 2024_edited.png

Dancep Conversa convida Dançando com
Priscilla Pontes

Em uma colaboração com a Casa Hoffman - Centro de Estudos do Movimento, o projeto DANCEP CONVERSA teve a honra de receber a talentosa artista da dança, Priscilla Pontes. Este evento especial ocorreu nos dias 26 e 28 de junho, proporcionando uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes do DANCEP.

O workshop, realizado durante as aulas de Contemporâneo 02, ofereceu aos estudantes a oportunidade única de mergulhar em novas abordagens de dança contemporânea. A proposta de Priscilla levou os participantes a discutir sobre a dança como uma forma de arte que transcende barreiras culturais e geográficas.

Os dois dias de workshop foram marcados por momentos de intensa troca e aprendizado, onde os estudantes puderam vivenciar a dança produzida em diferentes contextos, com novas influências e expandindo seus horizontes artísticos. 

O projeto DANCEP CONVERSA, continua a promover encontros inspiradores que ampliam os conhecimentos e habilidades dos seus estudantes. A presença de Priscilla Pontes foi, sem dúvida, um marco significativo nesta jornada.

26 e 28/06/2024

Instagram 2024.png

Dancep Conversa convida Dançando Urbanas com Vitor Kaneko

Na última semana, o Projeto DANCEP CONVERSA trouxe uma experiência diferente para nossos estudantes. Recebemos Vitor Kaneco, que comandou um Workshop vibrante e envolvente dentro das aulas de Experimentos Urbanos Contemporâneos. A mistura de dança e diálogo proporcionou um momento único de aprendizado e inspiração.

O DANCEP CONVERSA tem se destacado por suas iniciativas que visam promover discussões sobre a produção e criação em dança em diferentes contextos. O objetivo do projeto é trazer artistas da dança para compartilhar suas experiências e conhecimentos diretamente com nossos estudantes. Essa interação enriquece o aprendizado e amplia os horizontes de todos os participantes.

Vitor Kaneco, com sua vasta experiência e paixão pela dança, conseguiu cativar a todos, mostrando a importância da dança como forma de expressão e comunicação. O workshop foi uma oportunidade incrível para os alunos explorarem novas perspectivas e técnicas, além de dialogar diretamente com um artista incrível.

Fique atento às próximas ações do DANCEP CONVERSA e não perca a chance de participar de momentos tão enriquecedores como esse.

12 e 14/06/2024

WhatsApp Image 2024-06-07 at 18.40.22.jpeg

23/04/2024

No Dia Mundial do Livro, o projeto DANCEP CONVERSA, ligado ao DANCEP – Escolinha de Arte, trouxe uma interação entre estudantes do Colégio Estadual do Paraná e artistas da dança da Biblioteca da Dança, em Curitiba/PR. A iniciativa, chamada BIBLIOTECA DE DANÇA - PARANÁ MOVENDO HISTÓRIAS, busca promover a troca de experiências. Sob a direção de Neto Machado e Jorge Alencar, com produção de Wellington Guitti, artistas como Raphael Fernandes, Priscilla Pontes e Cândida Monte transformaram a biblioteca em um espaço de "livros dançantes", compartilhando histórias de maneira interativa. O objetivo do DANCEP CONVERSA é mostrar a dança como parte essencial da formação humana, integrando diferentes áreas curriculares e promovendo uma abordagem criativa e coletiva.

Instagram 2024 (2).png
1.png
3.png
5.png
Dancep Conversa Cartaz .png

A intenção do Projeto, DANCEP Conversa - Produção e Gestão Cultural, é de conversas didáticas sobre diferentes temáticas que atravessam o ambiente escolar, ou seja, mobilizar reflexões no público presente, a fim de gerar perguntas e estimular a pesquisa sobre os temas.

Com isso, o projeto é de cunho formativo, educativo e de fomento da cultura e da arte na esfera educacional. Para tanto, é um projeto anual que se sustenta por meio de parcerias com instituições públicas, privadas e empresariais, assim como, pessoas físicas.

 

O DANCEP Conversa, faz parte do projeto anual sobre Produção e Gestão Cultural, o qual compõe um ciclo de conversas sobre os elementos básicos e estruturantes relacionados ao universo da produção cultural em âmbito municipal, estadual, e nacional. Conversas que se voltem para pensar a produção artística e cultural da arte de modo geral e suas incursões na linguagem da dança. 

A proposta prevê que cada estudante participante possa iniciar pesquisas e projetos relacionados ao campo da cultura e da arte, para isso, os conteúdos apresentados têm o direcionamento de roteiro, com referências, dicas, exemplos e afins, que possam compor um portfólio de quem acompanhar as conversas. 

Com isso, a característica das convidadas e convidados foram pensadas dentro da ideia de profissionais com formação específica nas temáticas da unidade didática, e que possam contribuir de fato com a construção de olhares diversos sobre a produção e gestão cultural. Que possam agregar ao projeto através de suas vivências pessoais e profissionais  a compreensão sobre - o que pode a produção e a gestão cultural na formação de docentes e estudantes de escolas públicas?

bottom of page