top of page
img_7427.jpg

O Dancep Conversa é uma ação do Dancep que aproxima pessoas para produzir conhecimento sobre diferentes temas relacionados à dança e educação.

Instagram 2024_edited.png

23/04/2024

No Dia Mundial do Livro, o projeto DANCEP CONVERSA, ligado ao DANCEP – Escolinha de Arte, trouxe uma interação entre estudantes do Colégio Estadual do Paraná e artistas da dança da Biblioteca da Dança, em Curitiba/PR. A iniciativa, chamada BIBLIOTECA DE DANÇA - PARANÁ MOVENDO HISTÓRIAS, busca promover a troca de experiências. Sob a direção de Neto Machado e Jorge Alencar, com produção de Wellington Guitti, artistas como Raphael Fernandes, Priscilla Pontes e Cândida Monte transformaram a biblioteca em um espaço de "livros dançantes", compartilhando histórias de maneira interativa. O objetivo do DANCEP CONVERSA é mostrar a dança como parte essencial da formação humana, integrando diferentes áreas curriculares e promovendo uma abordagem criativa e coletiva.

Instagram 2024 (2).png

A intenção do Projeto, DANCEP Conversa - Produção e Gestão Cultural, é de conversas didáticas sobre diferentes temáticas que atravessam o ambiente escolar, ou seja, mobilizar reflexões no público presente, a fim de gerar perguntas e estimular a pesquisa sobre os temas.

Com isso, o projeto é de cunho formativo, educativo e de fomento da cultura e da arte na esfera educacional. Para tanto, é um projeto anual que se sustenta por meio de parcerias com instituições públicas, privadas e empresariais, assim como, pessoas físicas.

 

O DANCEP Conversa, faz parte do projeto anual sobre Produção e Gestão Cultural, o qual compõe um ciclo de conversas sobre os elementos básicos e estruturantes relacionados ao universo da produção cultural em âmbito municipal, estadual, e nacional. Conversas que se voltem para pensar a produção artística e cultural da arte de modo geral e suas incursões na linguagem da dança. 

A proposta prevê que cada estudante participante possa iniciar pesquisas e projetos relacionados ao campo da cultura e da arte, para isso, os conteúdos apresentados têm o direcionamento de roteiro, com referências, dicas, exemplos e afins, que possam compor um portfólio de quem acompanhar as conversas. 

Com isso, a característica das convidadas e convidados foram pensadas dentro da ideia de profissionais com formação específica nas temáticas da unidade didática, e que possam contribuir de fato com a construção de olhares diversos sobre a produção e gestão cultural. Que possam agregar ao projeto através de suas vivências pessoais e profissionais  a compreensão sobre - o que pode a produção e a gestão cultural na formação de docentes e estudantes de escolas públicas?

1.png
3.png
5.png
Dancep Conversa Cartaz .png
bottom of page