top of page
leminski---entre-o-azul-e-o-amarelo_20158795631_o.jpg

Profissionais

Criador, professor e diretor artístico

Dancep_Fernando Nascimento.png

Fernando Nascimento
Professor e artista da Dança, Mestre em Educação pela PUC  – Paraná. Especialista em Arte Educação pelo IBPEX; Graduado em Dança – UNESPAR – Campus Curitiba II. Realizou cursos livre na área da Dança em New York (2012), Portugal (2014) e Espanha (2015).  Recebeu  Prêmio Bom Exemplo na categoria Educação- 2015  promovido pela RPC – PR,   Melhor Coreógrafo no Star Dance Galicia – 2015 – Espanha. Professor efetivo de Arte da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Ministra disciplina de Educação e Expressão Artística no curso de especialização em Arte-Educação no ESAP – Instituto de Estudos Avançados Pós-Graduação; Metodologia do Ensino da Arte no curso de Educação Infantil da PUC – Pr; Assessor de Artes da  Editora Positivo;  Consultor Artístico/Pedagógico e Criador, professor  e Coordenador do DANCEP – Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná.

Corpo docente

WhatsApp Image 2023-04-12 at 11.21_edited.jpg

Anny Lindsay 

Graduada em Bacharelado (2019) e Licenciatura em Dança (2021), pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II e Pós Graduada em Gênero e Diversidade Escolar (2023) pela UNINA, tem estudos na área da Dança e do Teatro, com formação técnica no curso de Arte Dramática do Colégio Estadual do Paraná (2015). Atuou como professora de Danças e Ballet Infantil em projetos de contraturno no Centro de Educação Infantil Aurora (2021), no espaço de Dança e Arte Happy Dance (2020) e no Centro de Educação Infantil Trilhas do Saber (2020). Atua no Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná - DANCEP, como bailarina desde 2012 até os dias atuais, com o qual teve oportunidade de se apresentar em Portugal, Espanha e Argentina, integrando todos os projetos já feitos pelo grupo, escalando nele degraus na docência desde o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2016 a 2017), depois como Estagiária (2017 a 2019) e por fim, atuando como professora e ensaiadora (desde 2023). Hoje é Presidente da Associação Artística Cultural do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná - ADA (gestão 2022 - 2024). Se aventura desde 2012 na confeitaria, sendo esta a sua única área de atuação no período de 2021 a 2022.

Carolline Ribas_edited.jpg

Carolline Ribas

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Dança (2021), pela Universidade Estadual do Paraná- Campus Curitiba II. Especialista em Gênero e Diversade e Arte terapia . Atriz, com formação técnica no curso de Arte Dramática do Colégio Estadual do Paraná (2015). Atuou como bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018 e 2019) e também estagiária (2020 a 2022), no Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná - Dancep. Participou como bailarina no grupo Expressão Jazz (2007 a 2011). Atua no DANCEP, como bailarina desde 2013 até os dias atuais. É sócia-fundadora da Dembicki Art que espalha a arte em forma de pintura desde 2020.  

Dancep_Isys Caldas.png

Isys Caldas

Ludovicense que reside em Curitiba, formada em Dança Bacharelado/Licenciatura pela UNESPAR - FAP (2014), com pós-graduação em Metodologia do Ensino das Artes pela Faculdade São Luís (2020). Integrante do Outro Coletivo de Dança, dirigido por Leonardo Ficagna. Atuou em outros grupos como Sashas, de Jonatas Cardoso, como bailarina e coordenadora do jazz; EF Jazz Company, por Eliane Fetzer e Le Cousa Contemporânea, por Eduardo Menezes. Premiada em competições de festivais e ganhadora de bolsas de estudos,como Soul Sync, escolhida por Cat Cogliando (LA), Jazz Central Brasil e para Nova York, escolhida por Brian Thomas (NY). Ministrou diversos workshops pelo Brasil e online,como para Portugal/Espanha (Dancerveira - Festival Internacional de Danza) aberto para o público a nível mundial. Foi júri em festivais competitivos como Dança Curitiba, Toledo em Dança, Jandáia do Sul, entre outros. E conta também com experiências no audiovisual como modelo publicitária de campanhas para 99 Pay, Copel, Wolkswagem e atuou no mais recente filme do Bruno Barreto, "Traição entre Amigas". Entre suas ações em produção destaca-se o Meraki Dance Project produzido, em Curitiba e em São Luís, juntamente com Lucija Velkavrh (SLO).

Foto Juliana Curriculo.HEIC

Juliana Alves

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - PPGE na Linha de Pesquisa de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (2024). Técnica em Dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra (2004). Professora de Dança Contemporânea na Escola de Dança do Teatro Guaíra (2018). Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR - FAP (2005), Especialista em Dança pela UNESPAR - FAP (2009) projeto intitulado “Dançar como quem dobra papel”. Professora de Improvisação e Consciência Corporal no Departamento de Teatro da  UNESPAR - FAP (2007-2009) Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação da UNESPAR (2022) com a Dissertação “A dobra do papel da dança na infância: a manualidade como estratégia pedagógica volitiva” como. Participou de obras dirigidas por; Rosemeri Rocha, Marila Vellozo, Carmen Jorge, Andrea Lerner, Rosane Chamecki, Michele Moura, Patrícia Otto, Olga Nenevê. Aperfeiçoou seus estudos e integrou a equipe transdisciplinar do c.e.m - centro em movimento em Lisboa - PT ao lado de Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Mariana Lemos (2006-2011). Atualmente é idealizadora do Ladeira a Bausch - Podcast sobre Dança junto de Paula Petreca. Arte - Educadora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Artista-professora-pesquisadora em dança do DANCEP - Grupo de dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (2023-2024).

IMG_2132_edited.jpg

Laysa Cardoso

niciou sua caminhada na dança com aulas de ballet clássico na A Ballerina Escola de Dança em Umuarama/PR, onde residiu até os quatorze anos de idade. É graduada em Bacharelado e Licenciatura em Dança (2019) pela Universidade Estadual do Paraná- Campus Curitiba II e possui especialização em Psicomotricidade (2020), Neuropsicopedagogia (2021) e Metodologia do Ensino da Arte (2022), todas pela Faculdade São Luís- SP. Atuou no Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná - DANCEP, como bailarina de 2012 a 2020, com o qual teve oportunidade de se apresentar e realizar cursos e workshops em Portugal e na Espanha, assim como no Festival de Dança de Joinville. Também participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2016 e 2017) pela Unespar e atuou como professora do grupo nos anos de 2021 e 2022, retornando agora no ano de 2024. Possui experiência nas áreas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Ballet Fit.

WhatsApp Image 2023-04-05 at 14.46_edited.jpg

Rafaela Nogueira 

Bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e especialista em Neuroaprendizagem. Atua como professora de arte e de dança em escolas da rede pública e privada, trabalhando com educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e contraturno escolar. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente na Associação Artística Cultural do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (ADA-DANCEP), trabalhando com projetos que visam a manutenção e a permanência do Grupo. Atuou como professora-pibid no Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná nos anos de 2018 e 2019, onde também é bailarina desde 2015 e, dentro da universidade teve a dança em ambiente escolar como principal área de pesquisa, tendo em vista suas vivências em arte e dança dentro da escola.

bottom of page