top of page
Snapinsta.app_459840302_1089286242777560_6258945296830987705_n_1080.jpg

No dia 19 de setembro, o DANCEP realizou mais uma ação do seu projeto DANCEP CONVERSA. Com Alexis Graf Morozowicz como convidado, a conversa aconteceu com a turma de Balé 03 e convidou os estudantes a refletir um pouco sobre a história dessa dança tão histórica como o balé clássico. Alexis Graf Morozowicz é ilustrador do livro “Destino Arte” e é também neto do bailarino Tadeu Morozowicz. 

DANCEP Prestigiam Exposição da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná no Palacete dos Leões

O DANCEP visita a exposição da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná no Palacete dos Leões para prestigiar seus colegas de modulados. A exposição composta por obras de estudantes e professores da Escolinha encantou os bailarinos e bailarinas que apreciaram a bela exposição. 

O DANCEP participou, na semana do dia 17 de setembro, do IV Congresso Humanitas, promovido pela PUC-PR. Esse ano o evento teve como discussão as Interseções Digitais e, como abertura das rodas de conversa, o DANCEP fez uma pequena participação com algumas coreografias do espetáculo “A Gente se Acostuma” e encantou o público com a sua obra que discute sobre questões pertinentes para a atualidade.

Mostra de Processos 2023.png

DANCEP Marca Presença na Inauguração do Espaço Dra. Dalzira Maria Aparecida com a Coreografia "Cena Preta" no Colégio Estadual do Paraná

O DANCEP, no dia 16 de setembro, teve o prazer de estar na inauguração do espaço Dra. Dalzira Maria Aparecida, na biblioteca do Colégio Estadual do Paraná. O evento reuniu modulados da Escolinha de Arte, figuras públicas, e celebrou, em uma grande comemoração, a inauguração do espaço que será exclusivo para literatura negra. O DANCEP fez uma participação com a coreografia “Cena Preta”, que faz parte do espetáculo “A Gente se Acostuma” e esse ano esteve entre as coreografias selecionadas para o Festival de Dança de Joinville.

WhatsApp Image 2024-09-18 at 14.52.31.jpeg

DANCEP Apresenta "A Gente se Acostuma" na Abertura dos Jogos Interclasses do Colégio Paulo Leminski em Curitiba

No dia 16 de setembro, o DANCEP teve o prazer de participar da abertura dos jogos interclasses do Colégio Paulo Leminski, em Curitiba. O Grupo apresentou para os estudantes e corpo docente do colégio uma parte da sua obra “A Gente se Acostuma”, em uma montagem dentro da quadra da escola. 

WhatsApp Image 2024-09-19 at 18.19.12.jpeg

Turma da Incubadora Criativa do DANCEP Compartilha Processos com o Grupo Unum no Estúdio Belive

A turma de Incubadora Criativa do DANCEP esteve, no dia 13 de setembro, com o Grupo Unum, no estúdio de dança Belive, para um compartilhamento de seus processos com os integrantes do grupo. A professora Juliana que em 2024 é responsável pelas aulas do projeto incubadora conta um pouco mais sobre esse processo: 

 

“Sou a professora Juliana Alves responsável pela  “Incubadora” do DANCEP - projeto de dança dentro do Colégio Estadual do Paraná, criado em 2011 pelo Professor Fernando  Nascimento e também o coordena.

A INCUBADORA existe desde 2018 e é voltada  para alunos que se interessam pela pesquisa, improvisação, criação, composição coreográfica, investigação do movimento e produção cultural. Este ano na sua maioria adultos. Apresentaremos parte do processo da turma de 2024 que está sendo criado a partir de estratégias pedagógicas. “

DSC_4155.jpg

O DANCEP participa do EnCena, em um roteiro de 4 dias pelas cidades onde ocorre o Festival acontece no interior do Paraná. Em parceria com a UENP, Núcleos Regionais de Educação e Secretaria de Estado da Educação, as apresentações fizeram parte do projeto Interações em Movimento, e levaram o espetáculo “A Gente se Acostuma” para os públicos das cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, entre os dias 02 e 05 de setembro. 

DSC_4396.jpg

Entre os dias 27 e 29 de agosto, o DANCEP esteve na cidade de Guarapuava, interior do Paraná, com o projeto Interações em Movimento, onde levaram para a cidade apresentações do espetáculo “A Gente se Acostuma”. Dentro do projeto ainda foi ministrado pelo professor Fernando Nascimento uma oficina para os professores da região. 

DANCEP Realiza Abertura do Evento de Capacitação da FUNDEPAR com Coreografia do Espetáculo 'A Gente se Acostuma'

Nesta terça-feira, dia 27 de agosto, o DANCEP teve a honra de fazer a abertura do evento “Capacitação no Sistema de Gestão de Materiais e Suprimentos Escolar - GMSE”, da FUNDEPAR, que ocorreu no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná. O Grupo apresentou uma coreografia do espetáculo “A gente se Acostuma”. 

WhatsApp Image 2024-08-23 at 16.49.55.jpeg

O bailarino Matheus Alves ministrou 3 Workshops para os estudantes e bailarinos que fazem parte do elenco do espetáculo “A gente se Acostuma”. Os Workshops aconteceram nos 3 turnos do dia 21 de agosto de 2024 e nossos estudantes puderam ter contato com um pouco da dança do Matheus, que atualmente atua como bailarino em uma companhia de Dança italiana, mas também já fez parte do elenco do DANCEP entre os anos de 2016 e 2019. 

dancep-5.jpg

O Dancep, Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná, faz três apresentações gratuitas do espetáculo “A Gente se Acostuma” nesta quarta-feira, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, no Noroeste. São duas para alunos das redes municipal e estadual de ensino, às nove horas da manhã e uma e meia da tarde; e a terceira às sete horas da noite, aberta à comunidade. Nesta terça-feira, o grupo promove sessões de bate-papos, oficinas para professores e pequenas apresentações em duas escolas: no Colégio Estadual Bento Mossurunga, e no Colégio Estadual Professora Hilda Kamal. O professor Fernando Nascimento, criador do Dancep, destacou que o grupo pretende levar o trabalho para o interior, formando plateias. // SONORA FERNANDO NASCIMENTO //

Atualmente, o grupo, que começou nos corredores do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, em 2011, conta com cerca de 500 estudantes, que integram as aulas com as atividades no contraturno escolar e aos sábados. A apresentação faz parte do projeto de intercâmbio cultural “Interações em Movimento”, desenvolvido há dez anos. “A Gente se Acostuma” tem 44 bailarinos, entre alunos e professores. As temáticas que envolvem o enredo são delicadas, como preconceito, solidão, rotina do trabalho, corrupção, fome, miséria, desespero, busca por posses e a falta de tempo. Experiências traduzidas na força dos movimentos, mas que, ao longo da apresentação, são transformadas em danças que remetem à paciência, tolerância e às diversas formas de amar. Com uma proposta pedagógica fundamentada na relação de quem ensina e de quem aprende, o Dancep também desembarca nos dias 27 e 28 em Guarapuava. (Repórter: Gustavo Vaz)

00:00 / 02:43
dancep-282.jpg

do espetáculo “A Gente se Acostuma” nesta quarta-feira (14), no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, no Noroeste do Paraná. Serão duas, às 9h e às 13h30h, para alunos das redes municipal e estadual de ensino; e a terceira às 20h, aberta à comunidade.

Na terça-feira (13), o grupo promove sessões de bate-papos, oficinas para professores e pequenas apresentações em duas escolas: às 8h30, no Colégio Estadual Bento Mossurunga, e às 14h, no Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal. “Nosso objetivo é compartilhar experiências com professores, até para que se sintam motivados a implementar a dança nas escolas do Interior, como forma de arte e de transformação”, disse o professor Fernando Nascimento, criador do Dancep.

Atualmente, o grupo, que começou nos corredores do colégio em 2011, conta com cerca de 500 estudantes, que integram as aulas com as atividades no contraturno escolar e aos sábados. A apresentação faz parte do projeto de intercâmbio cultural “Interações em Movimento”, desenvolvido há dez anos com a ideia de levar o trabalho para o Interior e para formação de plateias.

“Quando a gente chega aos municípios, principalmente os menores, muitas vezes ficamos sabendo que este é o primeiro contato daquele público com um espetáculo de dança. Isso é gratificante para nós e para os nossos alunos/bailarinos, que também aprendem muito com essa troca”, conta Fernando.

Cartaz.png

Inscrições abertas para o segundo semestre

O DANCEP está com inscrições abertas para estudantes do CEP no segundo semestre. Para a divulgação dessas inscrições, o grupo que foi para o Festival de Dança de Joinville apresentou coreografias aprovadas nos intervalos dos turnos da manhã e tarde nos dias 30 e 31 de julho. As inscrições neste semestre serão feitas exclusivamente de forma presencial, na sala do DANCEP.

Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná Brilha no Festival de Dança de Joinville

Entre os dias 20 e 25 de julho, o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná - DANCEP esteve em Joinville para o maior Festival de Dança do mundo.O coordenador e professor Fernando Nascimento esteve como convidado do evento falando um pouco sobre sua experiência com dança dentro da escola na programação do “E por falar em dança…”, que esse ano tinha como tema “a dança como instrumento de transformação”.
Além de prestigiar o coordenador do grupo, o DANCEP fez diversas apresentações de seus sete trabalhos aprovados no Festival nos palcos espalhados pela cidade e teve a oportunidade de assistir às noites da Mostra Competitiva do Festival no Centreventos Cau Hansen, uma parte prestigiada dentro do Festival de Dança de Joinville.
Foi um prazer levar a dança feita dentro da escola pública paranaense para esse evento tão reconhecido e também ter a oportunidade de vivenciar tantos dias dançantes. O DANCEP agradece o convite do Instituto Festival de Dança de Joinville para o “E por falar em dança…” e pela disponibilidade dos ingressos para as noites de Mostra Competitiva para nossos estudantes e bailarinos.

dancep1.jpg

O Festival de Dança de Joinville é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo e está em sua quadragésima primeira edição. Todos os anos centenas de bailarinos e grupos de dança se reúnem para participar, durante duas semanas o festival movimenta toda a cidade de Joinville com muita dança, que ocorre em diversos palcos espalhados por shoppings, praças e outros pontos da cidade.
O Dancep - Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná teve todas suas coreografias inscritas aprovadas para dançar no Festival neste ano, que ocorre de 15 a 27 de julho. O Grupo, que integra a Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná e tem 13 anos de história, integrará a programação do “E por falar em dança”. A convite do Instituto Festival de Dança, o grupo compartilhará a experiência de dançar na escola.
Na quadragésima primeira edição do Festival de Dança de Joinville, o DANCEP levará seus integrantes para vivenciar a experiência do evento e conhecer um pouco mais sobre outros contextos de dança. Esses estudantes, em sua maioria, nem sempre possuem os recursos necessários para acessar esses lugares e, junto com o Grupo, têm a oportunidade de se inserirem nesse renomado festival e ultrapassar os muros da escola.

Sorteio ação entre amigos

A Associação DANCEP realizou o sorteio de sua Ação Entre Amigos de 2024. A premiada foi a professora Beatriz, integrante do corpo docente do CEP.

foto site.jpeg

Em parceria com a Casa Hoffman - Centro de Estudos do Movimento, o projeto DANCEP CONVERSA recebeu a artista da dança Priscilla Pontes. Em um Workshop dividido em dois dias, 26 e 28 de junho, na aula de Contemporâneo 02, os estudantes do DANCEP puderam experienciar a dança produzida em outro contextos e vivenciar a proposta corporal feita pela artista. 

DANCEP faz apresentação em comemoração ao aniversário da Escolinha de Arte

No dia 21 de junho, o DANCEP realizou uma performance no intervalo do turno da tarde, junto com outros Modulados da Escolinha de Arte, em comemoração ao aniversário da Escolinha. Feliz 65 anos, Escolinha!

WhatsApp Image 2024-06-14 at 15.47.25 (1).jpeg

Em mais uma ação do Projeto DANCEP CONVERSA, recebemos Vitor Kaneco, que ministrou, dentro das aulas de Experimentos Urbanos Contemporâneos desta semana, um Workshop com muita dança e conversa. As ações do DANCEP CONVERSA tem como objetivo levar discussões acerca da produção e criação em dança de diferentes contextos e trazer artistas de reconhecidos na cena da Dança para o contato com os estudantes. 

WhatsApp Image 2024-06-08 at 12.16.03 (2).jpeg

Museu Oscar Niemeyer doa livros sobre Poty Lazzarotto para Biblioteca do DANCEP

Estamos muito felizes em compartilhar que o Museu Oscar Niemeyer concedeu uma doação de livros para a Biblioteca do DANCEP. Os livros doados são sobre a obra e a vida do grande artista Poty Lazzarotto e com certeza contribuirão na criação de nosso novo espetáculo! Obrigada, MON pela parceria!

WhatsApp Image 2024-06-07 at 00.18.59.jpeg

Dancep abre o IV jogos da Semana Champagna

O DANCEP se apresentou com um trecho do espetáculo “A GENTE SE ACOSTUMA” na Abertura do “IV Jogos da Semana Champagnat” que homenageia o fundador do Instituto Marista São Marcelino Champagnat, ao unir as Artes e os Esportes em duas semanas repletas de atividades, apresentações artísticas e jogos entre classes do Colégio Marista Sagrado de Araucária.

WhatsApp Image 2024-05-27 at 19.07.02.jpeg

Dancep abre a 1° Mostra de Arte e Cultura

1ª Mostra de Arte e Cultura: organizada pelo Colégio Estadual do Paraná, o evento contou com a participação do DANCEP em sua 1ª sessão. Junto a outros modulados da Escolinha de Arte do Colégio, o grupo de dança apresentou uma das coreografias que fazem parte do seu espetáculo em vigência, “A Gente se Acostuma”. 

WhatsApp Image 2024-05-08 at 15.34.40.jpeg

Aprovados no Festival Internacional de Joinville!

Nesta terça-feira (07), recebemos a grande notícia da aprovação de 07 coreografias do DANCEP no Festival de Dança de Joinville, um dos principais e mais importantes festivais de dança do mundo. Parabéns a toda equipe e aos estudantes envolvidos nessa jornada!

Instagram 2024 (2).png

5° Chamada disponível

Confirma mais informações em : 

WhatsApp Image 2024-04-24 at 10.49.02 (15).jpeg

Nesta quinta-feita (24/04), a RPC transmitiu uma reportagem sobre o DANCEP. Você pode assisti-lá clicando aqui, e acompanhar um pouco da história do Grupo e de seu criador e coordenador Fernando Nascimento. 

WhatsApp Image 2024-04-24 at 15.55.46 (1).jpeg

Nesta terça-feira (23/04), Dia Mundial do Livro, o projeto DANCEP CONVERSA, que faz parte das atividades integradoras do DANCEP – Escolinha de Arte a qual propõe reflexões acerca de temas que integram o universo da Arte, Cultura e Educação. Na primeira ação de 2024, promoveu em parceria com a Biblioteca da Dança, um trabalho, a qual os estudantes do período da tarde do Colégio Estadual do Paraná, puderam interagir, trocar experiências e histórias com artistas da dança. BIBLIOTECA DE DANÇA - PARANÁ MOVENDO HISTÓRIAS é um projeto de circulação por bibliotecas da cidade de Curitiba/PR, que estreou em 2017, desde então, tem sido apresentado em diversos espaços. Assim a parceria com o DANCEP foi com o propósito de trazer uma oficina para a Biblioteca do Colégio, proporcionando uma ação efetiva entre artistas e estudantes.

A ação dirigida pelo coreógrafo curitibano Neto Machado e pelo baiano Jorge Alencar, produção Wellington Guitti, contou com a participação dos artistas: Raphael Fernandes, Priscilla Pontes e Cândida Monte que ocuparam a biblioteca e transformaram seus corpos em 'livros dançantes". Ao redor das mesas, artistas e público compartilharam "contações dançantes de histórias" de modo particular e relacional, no espaço, feito para reunir ficção, história, teoria e poesia. O DANCEP CONVERSA parte do princípio de que a dança é uma área do conhecimento, fundamental na formação humana com grande potencial no ambiente escolar, entrelaçando elementos de diferentes componentes curriculares, permitindo uma abordagem híbrida e multidisciplinar, e mostrando aos estudantes diversas possibilidades dentro das abordagens artísticas. Para além do trabalho técnico com o corpo, possibilitando a construção do pensamento em constante movimento numa perspectiva crítica, criativa e coletiva.

1.png

DANCEP Renova Parceria com Casa Hoffman para Oficinas de Dança em Abril

No mês de Abril, o DANCEP retomou sua parceria com a Casa Hoffman, levando estudantes para ampliar seus horizontes na Dança e participar de duas oficinas no Centro de Estudos do Movimento. Marcando presença na Oficina com Laura Miranda, intitulada “A Performance na Arte Contemporânea - O corpo capaz de fluir”, e na Oficina com Fátima Suarez, “A Arte de Isadora Duncan”, os estudantes do DANCEP puderam mergulhar em outros vieses da Dança, ampliando seu repertório e entrando em contato direto com artistas renomados e seus trabalhos. Toda Equipe DANCEP agradece a oportunidade dada pela Casa Hoffman.

Instagram 2024 (1).png

No dia 23 de abril, o DANCEP CONVERSA inicia suas atividades neste semestre com a realização da sua primeira iniciativa, trazendo para a biblioteca do Colégio Estadual do Paraná o projeto intitulado "Biblioteca de Dança". Sob a direção de Jorge Alencar e Neto Machado, este projeto se propõe a apresentar ao público obras e memórias de artistas da Dança, as quais serão lidas ao longo de um período de três horas – entre às 13h30 e às 16h30. Durante este intervalo de tempo, os participantes terão a oportunidade de imergir nas obras selecionadas, absorvendo-as em seu próprio ritmo e contemplando a instalação artística. 

Instagram 2024 (3).png

4° Chamada disponível

Confirma mais informações em : 

WhatsApp Image 2024-03-27 at 16.21.32.jpeg

DANCEP SE APRESENTA NO COLÉGIO ALINE PICHETH 

Saiba mais em:

53380189328_f6d0bf8173_o.jpg

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA MARÇO/2024

Confirma mais informações em : 

Instagram 2024 (1).png

3° Chamada disponível

Confirma mais informações em : 

WhatsApp Image 2024-03-15 at 17.43.05.jpeg

DANCEP abre as Olimpíadas do CEP

No dia 15 de março, em parceria com o Grêmio Estudantil do Colégio, a turma de Jazz da Professora Carolline Ribas do DANCEP realizou apresentações nos turnos da manhã e tarde como abertura das Olimpíadas do Colégio. Como uma intervenção artística, o Grupo preencheu a arquibancada do campo do Colégio.

4.png

2° Chamada disponível

Confirma mais informações em : 

Para uma vida completa, de sucesso e que encontre a felicidade, é preciso identificar o que se quer fazer, treinar e buscar o conhecimento de si mesmo e do mundo atual. Unindo isso a valores como a integridade, a bondade e o idealismo, é possível ter resultados melhores para a vida. Esses foram alguns dos ensinamentos dados pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, às turmas de 3.º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná. A palestra, realizada nesta sexta-feira (1.º/3), também orientou como como os estudantes podem fazer a diferença no Brasil e no mundo.

ministro_barroso_foto_rdziura-0046.jpg

Cerca de 100 alunos do 3º ano do ensino médio acompanharam a fala do ministro Luís Roberto Barroso, que discorreu sobre a vida, o Brasil e as mudanças pelas quais passa a sociedade. Ele também parabenizou o Paraná por ter a melhor educação pública do Brasil.

Instagram 2024 (2).png

INSCRIÇÕES DO DANCEP ABERTAS PARA ESTUDANTES DO CEP E COMUNIDADE

Neste 08 de fevereiro o DANCEP deu início às inscrições de suas aulas. Com diversas modalidades ofertadas pelo modulado de dança da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná, os estudantes podem escolher entre estilos como Dança Contemporânea, Jazz, Experimentos Urbanos Contemporâneos, Balé e Alongamento, fortalecimento e consciência corporal. Para acessar o link com o formulário de inscrição basta clicar aqui.

bottom of page