Leminski - Entre o azul
e o amarelo
(2015 - 2016)
"Não sou poeta de fim de semana, eu faço poesia sem parar."
Estudar a obra de Paulo Leminski, é ter a certeza que durante os seus 44 anos de vida, tentou viver de forma intensa, todos os sonhos possíveis e os impossíveis, para esse artista das palavras “Uma vida é curta, para mais de um sonho”. Seus escritos levaram os leitores a um constante estágio de encantamento, suspensão e provocação.
Inspirado nos poemas de Leminski, o Dancep homenageia esse brilhante poeta curitibano, transformando suas palavras em movimento, suas provocações em suor, seus haicais e seqüência coreográfica, sua autenticidade em improvisações, sua poesia em Dança. Neste contexto, foi criado o espetáculo “Leminski Entre o Azul e o amarelo”.
O espetáculo expressa as interpretações dos bailarinos sobre as obras e a vida do poeta. A partir de processos de improvisação, pesquisa de movimentos, bailarinos e bailarinas transpõem para seus corpos suas percepções dos poemas estudados, produzindo uma proposta coreográfica que respeita a individualidade de cada corpo ao mesmo tempo, com pluralidade de idéias construídas de forma coletiva.
“Entre o azul e o amarelo” é um convite à provocação e à reflexão, pois “o outro/que há em mim/é você/você/e você”...
(Paulo Leminski)