GUIDO VIARO - ENTRE FLORES E CORES (2017-2018)

LEMINSKI - ENTRE O AZUL E O AMARELO (2015-2016)

Leminski entre o azul e o amarelo

"Não sou poeta de fim de semana, eu faço poesia sem parar."

Estudar a obra de Paulo Leminski, é ter a certeza que durante os seus 44 anos de vida, tentou viver de forma intensa, todos os sonhos possíveis e os impossíveis, para esse artista das palavras “Uma vida é curta, para mais de um sonho”. Seus escritos levaram os leitores a um constante estágio de  encantamento, suspensão e provocação.

 Inspirado nos poemas de Leminski, o Dancep homenageia esse brilhante poeta curitibano, transformando suas palavras em movimento, suas provocações em suor, seus haicais e seqüência coreográfica, sua autenticidade em improvisações, sua poesia em Dança. Neste contexto, foi criado o espetáculo  “Leminski Entre o Azul e o amarelo”.

 O espetáculo expressa as interpretações dos bailarinos sobre as obras e a vida do poeta. A partir de processos de improvisação, pesquisa de movimentos, bailarinos e bailarinas transpõem para seus corpos suas percepções dos poemas estudados, produzindo uma proposta coreográfica  que respeita a individualidade de cada corpo ao mesmo tempo, com pluralidade de idéias  construídas de forma coletiva.

  “Entre o azul e o amarelo” é um convite à provocação e à reflexão, pois  “o outro/que há em mim/é você/você/e você”... (Paulo Leminski)

O DESTINO QUE SE CUMPRIU (2014)

O Destino que se cumpriu

 É baseado em coreografias que foram apresentadas no 16º Norte Festival Dança Viana da cidade do Porto em Portugal. O mais antigo e tradicional do país, é constituído pela PRIX DANÇA, competição internacional e mostra de dança, workshop onde os estudantes participaram de oficinas com profissionais renomados internacionalmente, o que elevou significativamente o nível técnico do grupo.

 O espetáculo surgiu por meio da música “Amor de Índio” composta por Beto Guedes e Ronaldo Bastos, interpretada por Maria Gadú. Baseando-se nos amores, nas saudades e nos pequenos momentos que possibilitam e vivificam o amor, os bailarinos trazem para o palco sentimentos e relações que se constroem durante a cena.   

GENTE QUE AMA, TRABALHA  E SONHA (2013)

Guido Viaro - Entre Flores e Cores

Dançar a trajetória de Guido Viaro é mergulhar na inspiração de um grande artista visual e um professor visionário. Trazer para a cena e para o corpo o seu olhar de artista é ocupar artisticamente o seu lugar de artista, de professor e de sujeito no mundo. Assim o espetáculo de dança Guido Viaro: entre flores e cores do Dancep – Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná, ao analisar suas obras foi possível identificar não só seu amor pela arte, mas sua apreciação pela vida, seu espírito aventureiro que o trouxe até ao país em que encontrou seu grande romance, a história de amor que marcou sensivelmente a vida do artista, que ainda na atualidade faz pensar que se morre de amor.

"A arte do futuro é imprevisível."

Gente que Ama, Trabalha e Sonha

"Gente que ama, trabalha e sonha", baseado na obra de Vinicius de Moraes - poeta homenageado no projeto "Caravana da Poesia", da SEED - estreia no Teatro Guaíra na abertura do Show de Toquinho para convidados

HELENA (2012)

Helena

Uma homenagem ao Centenário de Helena Kolody, com o que melhor expressa nossos sentimentos e emoções: a dança. Baseado na vida e na obra da autora, o espetáculo convida a platéia a um passeio pelas memórias de uma helena senhora, que vê a vida passar lentamente através das palavras; relembrando os tempos de mocidade, seus momentos de inspiração, as criações poéticas, seus haicais, sua atuação como professora e a publicação de seus livros. Para finalizar, os passos de dança trazem as memórias ingênuas de uma Helena pueril e idealista, num movimento metalingüístico que incentiva o público a sonhar.

VERBO (2011)

Verbo

A primeira apresentação, “Verbo: e do verbo se fez carne e da carne se fez dança”, em dezembro de 2011, no Auditório Bento Mossurunga, inspirou-se no projeto Sedução Poética que publica, há mais de 10 anos, poemas de alunos e professores do Colégio Estadual do Paraná.

  • Instagram ícone social
  • Flickr Social Icon
  • Facebook Clean
  • w-youtube