O DANCEP

gallery/dancep_o dancep

Com metodologia própria, o grupo desenvolve aulas de dança contemporânea para os alunos do CEP e da comunidade. Para produção de suas obras coreográficas, os alunos são envolvidos em todo o processo de criação, produção e apresentação, fazendo com que sejam responsáveis pela criação e confecção de seus figurinos, pesquisa e criação sonora, produção visual, produção e agendamento dos espetáculos, além de composição coreográfica, para que se apropriem, pedagogicamente dos conhecimentos que envolvem a arte do movimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em suas apresentações, arrebata aplausos e admirações de todos os públicos onde quer que levem o espetáculo. A sua bela e profícua trajetória tem seu impulso em 2012 O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná, DANCEP, é coordenado pelo Professor Ms. Fernando Nascimento, seu idealizador e Diretor, e que atualmente, agrega também as funções de professor e coreógrafo. A Equipe Dancep, que por sua vez se divide entre as funções de administração das ações propostas e de orientação das aulas e processos criativos do grupo, é atualmente composta pela Professora Doutoranda Adriana Teles (Assessoria Artístico-pedagógica), pelas professoras Ma. Tatiana Araújo, Profa. Isys Caldas (docente de Jazz, Dança Contemporânea e Alongamento), Profa. Sabrina Krishna Geremias, pelo Prof. Mestrando Bruno Lang (docentes das aulas de Alongamento, Dança Contemporânea, Ballet, Jazz e Incubadora Criativa) e pelo Técnico Administrativo Thiago Fernandes (Produção). O DANCEP conta com o apoio cultural do Teatro Guaíra, com a parceria com os Núcleos Regionais de Educação, o Setor de Relações Internacionais da UNESPAR - Campus Curitiba II e a Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento da Fundação Cultural de Curitiba.
O Dancep surgiu, do ímpeto de se dançar...da e na escola!
Em 2011, o Professor Fernando Éder Nascimento, professor regular de Artes, notório artista da dança em Curitiba, Bacharel e Licenciado em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (hoje UNESPAR), percebeu que o desejo por dançar, era algo premente entre as e os estudantes na escola. As aulas de dança, em espaços de qualidade, tinham, como ainda hoje têm preços impeditivos para alunas e alunos de escola pública, a diversidade de corpos, era por vezes geradora de angústias em escolas de pensamento bastante tradicional, a estrutura necessária à manutenção de aulas de dança, não era algo que a maioria das escolas dispunha, dentre tantos outros problemas. Mas, e a despeito de todos os poréns, a vontade de dançar era diretamente proporcional às dificuldades. Assim, movido por tantas influências teóricas e artísticas que compunham sua formação (Jair Moraes, Rafael Pacheco, Cristiane Wosniak, Isabel Marques, Ana Botafogo, dentre tantas e tantos outros mestres) começou a promover aulas de dança, dando oportunidade e visibilidade ao sonhos de tantas e tantos jovens que por ali passavam. Inspirado pelos poemas dos próprios estudantes, fruto do projeto Sedução Poética, promovido pela Coordenação de Língua Portuguesa do CEP, criou o primeiro espetáculo do Dancep: “Verbo” (2011). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Em 2012, por efeito das primeiras apresentações, o aumento da demanda de estudantes impôs a necessidade de dar seguimento ao trabalho, que já começava a receber reconhecimento do público. Começam a trabalhar num espetáculo de mais profundidade. Envolvendo estudantes e comunidade, num processo de pesquisa que buscava explorar os meandros da vida e obra da poeta paranaense Helena Kolody, assim foi surgindo “Helena”. A qualidade das produções demandava cada vez mais envolvimento, e a produção, mais do que coreográfica era também exigida agora na pesquisa e produção. Dos figurinos, à trilha sonora, da iluminação ao cenário, o envolvimento das alunas e dos alunos se mostrava cada vez mais importante para a criação artística de qualidade que tanto se almejava, e o que era mais importante, com as características únicas impressas ali, no Colégio Estadual do Paraná. Muitos talentos foram sendo descobertos nesse processo de criação coletiva e o espírito do projeto começou a se delinear.  
 Em 2013, a convite da SEED - Secretaria de Estado da Educação participou da Caravana da Poesia, com apresentações do novo espetáculo “Gente que ama, trabalha e sonha” - inspirado no poeta Vinícius de Moraes, homenageado na Caravana - e desenvolvendo oficinas de formação de grupos de dança, em várias cidades do interior do Paraná. Participou também de apresentações em Campinas, a convite da UNICAMP. 
Em 2013/2014, seguindo a lógica processual de um grupo que se desenvolve técnica e artisticamente se inserindo assim no mundo da Dança, o Dancep entra pela primeira vez no Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes eventos mundiais de dança. Participa com cinco coreografias inscritas e selecionadas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Em janeiro/2014, resolve alçar voos mais longos e participa do 16° Norte Festival de Dança de Viana do Castelo, em Portugal, com três coreografias selecionadas: um duo, uma em pequeno grupo e uma de grande grupo. Esta participação teve o incentivo da Direção do Colégio Estadual do Paraná e a articulação cultural do Professor Flávio Arns, juntamente com a equipe da Vice Governadoria do estado do Paraná que buscaram parceria de colaboradores externos: Sistema FIEP/SESI, SINDILOJAS, FECOMÉRCIO, OCEPAR, CORES/SIRECOM, VOLVO e HOTEL BOURBON. Com tais apoios, o Dancep, única escola pública participante, cruza o Atlântico pela primeira vez, em abril 2014 rumo a Portugal. 
O Grupo Dancep participou de oficinas com profissionais renomados internacionalmente, o que elevou significativamente o seu nível técnico e artístico, no 16° NORTE Festival de Dança de Viana, o mais antigo e tradicional do país. Neste Festival se destacou com a classificação do duo e do grupo grande, ambos indicados para a final. Resultado: 3° lugar nível avançado para o duo e o 2° lugar nível avançado para o grupo grande. No mesmo evento recebe convites de associações e Companhias de Dança da Espanha e de Portugal para intercâmbio cultural e participação em outros festivais. 
Em 2015, já com um novo e grande projeto em processo, sobre a vida e obra do imortal Paulo Leminski, o espetáculo “Leminski - entre o Azul e o Amarelo”, leva  o grupo a participar novamente na Europa de eventos (festival, oficinas e outras atividades) na Espanha e em Portugal, com isso, conquistando prêmios no Festival Internacional de Dança da Galícia - promovido pela Associação de Dança Contemporânea Ibero-Atlântico (Adeixa). No mesmo festival, em terras espanholas, o Dancep levou o primeiro e o segundo lugares na categoria “Grupo Contemporâneo Major” e terceiro lugar na categoria “Duos e Trios”. Recebeu também, o prêmio de “Melhor Coreógrafo” e “Melhor Escola”, cujo prêmio foi uma bolsa de estudos em Roma. 
Em 2016, comemorando seus primeiros 5 anos de atividade ininterrupta, o Dancep realiza um espetáculo comemorativo de sua breve história, “Dos corredores aos palcos”, rememorando os melhores momentos do jovem projeto e iniciando novas modalidades de atuação, como a produção de Videodanças e dando continuidade às turnês pelo interior do Paraná. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


De março a dezembro de 2017 o DANCEP foi coordenado pela Professora Daniela Néry com o desenvolvimento do processo artístico Corpografias. 
Em 2018, retomando a coordenação do Professor Fernando Nascimento e com a ampliação da equipe pedagógica, o Dancep parte para a América Latina. Entre 18 e 26 de novembro de 2018, ampliando o processo de parcerias com o setor de Relações Internacionais da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II, através do Programa de Iniciação à docência (Pibid), reforçando a importância que confere ao intercâmbio artístico-cultural-educacional com a comunidade interna e externa, o Dancep realiza nova Turnê Internacional. Desta vez levando o espetáculo “Guido - entre cores e Flores”, sobre a produção artística do pintor Guido Viaro, estende desta vez suas vivências até à Argentina, passando pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Curso de Dança) no Rio Grande do Sul, realizando apresentações na Universidad Nacional de las Artes – UNA (Buenos Aires) e na Universidad Nacional Arturo Jauretche – UNAJ (Florencio Varela). 
    Em 2019, novo grande projeto se delineia, agora sob a inspiração do texto de Marina Colasanti de 1972, “A gente se acostuma, mas não devia”, surge a obra “A gente se acostuma”. Trabalho que conta com a pesquisa e participação de toda a Equipe Dancep, disposta a pôr em movimento as insatisfações e dar vida aos desejos que movem e comovem este corpo dançante.

 

Espetáculos

- O verbo: e do verbo se fez carne e da carne se fez DANÇA – 2011;

- Helena – 2012;

- Gente que ama, trabalha e sonha – 2013;

- O Destino que se Cumpriu... – 2014;

- Leminski: Entre o azul e o amarelo – 2015/2016;

- Dancep 5 Anos – 2016

- Guido Viaro - Entre Flores e Cores - 2017/2019

- A Gente se acostuma - 2019 / 2020


 

Apresentações em eventos

- Apresentação no Colégio Xavier da Silva – 2011;

- Temporada CEP – Verbo – Curitiba/PR – 2011;

- Abertura dos Jogos Escolares do Paraná – Curitiba/PR – 2012;

- Abertura do DEB – 2012;

- Hotel Bourbon – Encontro Nacional dos Secretários de Educação – 2012;

- Temporada CEP – Helena – 2012;

- Temporada Teatro Guaíra – Helena – 2013;

- Abertura da OBMEP – 2013;

- 31º Festival de Dança de Joinville/SC – 2013;

- II Encontro PIBID – UNESPAR – 2013;

- Instituto Federal de Santa Catarina – Joinville/SC – 2013;

- UNICAMP – Campinas/SP – 2013;

- Caravana da Poesia – Cidades: Guarapuava, Maringá, Londrina, União da Vitória, Apucarana e Curitiba/PR – 2013;

- 32º Festival de Dança de Joinville/SC – 2013;

- 16º Norte Festival de Dança Viana – 2014;

- Temporada Teatro Guaíra – O Destino que se Cumpriu... – 2014;

- Temporada CEP para os alunos dos colégios SESC – Curitiba/PR – 2014;

- Feira de Ciências – SESC CIC – Curitiba/PR – 2014;

- II Congresso Internacional de Arte-Educação e XXIV Encontro de Arte Educadores do Brasil – CONFAEB – Ponta Grossa/PR – 2014;

- Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba/PR – 2014;

- Campina Grande do Sul/PR – 2014;

- Vivência Autoral – SESC – Caiobá/PR – 2014;

- Temporada de pré-estreia CEP – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- Festival Internacional de Dança Stars Dance Galícia – Espanha – 2015;

- Apresentação em Portugal – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- Casa do Brasil – Madrid – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- 41º Jogos Internos da Copel – Entre o azul e o amarelo – Faxinal do Céu/PR – 2015;

- Semana Cultural Literária de Curitiba – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- I Temporada no Teatro Guaíra – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- 11ª Conferência Estadual de Saúde do Conselho Estadual de Saúde do PR – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- II Temporada no Teatro Guaíra – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- 21º Festival Jaraguá do Sul em Dança (convidado especial) – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- Evento da Copel no MON – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- Bienal de Curitiba – Exposição Interativa “Se fosse você” – CEP – 2015;

- Ciclo de Palestras da SEED/PR – Faxinal do Céu/PR – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- IV Mostra de Dança do Museu Guido Viaro – Curitiba/PR – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- Seminário de Encerramento PDE da SEED/PR – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- Evento da Compagás no Taboo Eventos – Entre o azul e o amarelo – 2015;

- I Mostra de Dança do Dancep – CEP – 2015.

- 35º Festival de Dança de Joinville/SC – 2016;

Prêmios e aprovações

- Aprovação e participação no 32º Festival de Dança de Joinville/SC – 2013;

- 2º Lugar – Conjunto Contemporâneo Avançado – 16º Norte Festival de Dança Viana – Portugal – 2014;

- 3º Lugar – Dueto Avançado – 16º Norte Festival de Dança Viana – Portugal – 2014;

- Aprovação e participação no 32º Festival de Dança de Joinville/SC – 2014;

- Menção Honrosa – 16º Festival de Dança do Colégio Estadual Gisele – Toledo/PR – 2014;

- 1º e 2º lugares na categoria Conjunto Major – Dança Contemporânea – Festival Internacional de Dança Stars Dance Galícia – 2015;

- 3º lugar Duos/Trios Major – Dança Contemporânea – Festival Internacional de Dança Stars Dance Galícia – 2015;

- Prêmio de Melhor Escola de Dança – Festival Internacional de Dança Stars Dance Galícia – 2015;

- Prêmio de Melhor Coreógrafo (bolsa de estudos em Roma) – Festival Internacional de Dança Stars Dance Galícia – 2015;

- Menção Honrosa – 21º Festival Jaraguá do Sul em Dança – 2015;

- Prêmio Bom Exemplo da RPC – Categoria Educação;

Como tudo começou:

gallery/dancep_quem somos_foto 01

Foto: Fernando Ogura

gallery/dancep_quem somos_foto 02

Foto: Larissa Moreira

gallery/dancep_quem somos_foto 03

Foto: Thaina Bressan

gallery/dancep_quem somos_foto 04

Foto: Maciel Paludo